Furor Indica: Invertendo os papéis

por Carol Grinsztajn.

     Há alguns meses- na ocasião do lançamento de mais uma versão da música Do They Know Is Chrismas pra arrecadas fundos para a “África”- eu escrevi um post sobre a nossa visão da “África” como um grande “país” só esperando para ser salvo da violência, epidemias e fome. Graças à indicação da Thaís, comecei a encontrar vários vídeos que materializam essa crítica através do humor.

     Muitos deles fazem parte da iniciativa Africa for Norway, que se propõe a quebrar estereótipos sobre a “África”. Seus vídeos incluem encenações de uma campanha para arrecadar doações para o inverno norueguês (incluindo uma música piegas estilo USA for Africa), e um concurso estilo Quem Quer Ser um Milionário, chamado Quem Quer Ser um Voluntário. Os vídeos, além de hilários, buscam mostrar que “Esteriótipos ferem a dignidade” e buscam “Desafiar percepções”. Para os que acompanham O Furor, o TED Talk da Chimamanda Ngozi (já citado aqui milhares de vezes) virá à mente ao assistir esses vídeos.

     A organização não pretende (e nem eu) criticar os voluntários e profissionais que trabalham em países “em desenvolvimento” com ajuda humanitária- nas suas palavras: “Idealismo e engajamento fazem o mundo girar”. Sua proposta é desafiar estereótipos na forma como representamos essa “África” no nosso imaginário, e mostrar como muitas vezes não olhamos para estruturas que sustentam um mundo desigual. Para isso, o grupo propõe ideias para melhorar as campanhas de arrecadação para causas humanitárias nesse sentido, e criou a campanha Rusty Radiator, que indica os vídeos de arrecadação mais presos a esteriótipos e aqueles que inovam na abordagem e no engajamento.

     Que tal dar uma olhada e nos dizer o que você achou sobre os benefícios e problemáticas com esse tipo de abordagem? O vídeo trazido no início do post é o primeiro da serie Africa for Norway e possui opção de legenda em português.

     Links Adicionais: Radi-Aid:Africa for Norway website

                                     Prêmio Rusty Radiator 2014

                                     Canal no Youtube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s