O começo do fim – o meu

por Marina Sertã

Eu sempre vivi em preparação, em expectativa. Estudar pra passar em uma boa faculdade. Estudar pra conseguir um bom emprego. Me preparar para algo grande à frente. Sempre. Esse se tornou meio que meu modus operandi.

Viver em preparação é uma situação estranha de provisoriedade. De nunca habitar o presente. Só o futuro. Sempre o futuro. De nunca estar, só estar se preparando para. Sempre. Ele traz uma incompletude infinita, uma promessa sempre adiada do amanhã. Grande. Indefinito. Amanhã.

Acho que esse sentimento é um dos motivos pelo qual eu demorei a começar a fincar raízes no Rio, pelo qual eu encarava minha estadia aqui como parte da minha provisória preparação para o grande futuro à frente.

Mas, com o fim da graduação se aproximando, decisões sobre o futuro – o grande e brilhante futuro – sendo feitas e vividas, uma mistura de paz e agonia se instalam no meu coração.

O fim ainda é assustador. Grande. Incerto. Instável. Sozinho.

Mas, a medida em que as minhas escolhas sobre o grande, incerto e assustador vão sendo continuidade da minha vida que já começou há quatro anos, o peso da mudança vai aliviando. A incerteza quase que diluindo. Começa a se instalar de mansinho uma paz que diz que a minha vida já foi começando. Pouquinho por pouquinho. Sem eu sequer perceber. E o meu coração vai se acalmando ao perceber que as mudanças não vão ser tanto as de fora, da chegada de um futuro furacão, mas de dentro, da responsabilidade de perceber que essa é a minha vida. Ela já começou. Eu só tenho que começar a viver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s